Xana Sousa
Alexandra Mangorrinha de Sousa, Lisboa, 1986.
Artista plástica, licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa – 2008 – e mestre em Criação Artística: Realismos e Contextos pela Faculdade de Belas Artes de Barcelona – 2010.
Desenvolve o seu trabalho no campo do desenho e da pintura, fazendo intervenções sobre papéis, tecidos e objectos antigos, baseando o seu processo na relação entre Sujeito, Objecto e Espaço, interligados pelo conceito de memória.
Paralelamente ao trabalho individual estabelece parcerias co-autorais com outros artistas e instituições. É uma das artistas co-fundadora do Colectivo Tempos de Vista, que desde 2008 tem procurado lugares históricos e adormecidos no país para lhes dar novas perspectivas artísticas, passando por uma pesquisa profunda sobre o lugar, o seu contexto e a sua memória. Os projectos curatorias do Colectivo foram acolhidos pelo Reservatório da Mãe d’Água, Observatório Astronómico de Lisboa, Museu da Carris e pela Fábrica de Lápis Viarco e Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, tendo sido apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Nacional de Cultura - Jovens Criadores, FBAUL Cieba - FCT.
Fundou em 2015 o Atelier Contencioso com mais três artistas, com quem partilha o espaço de trabalho e a autoria das intervenções artísticas do Rio Maravilha e a instalação Mamba de Jameson na fachada da Pensão Amor.