Battle Royale
Banco das Artes Galeria, Leiria
Battle Royale é uma expressão que designa um combate envolvendo vários adversários, numa luta de todos contra todos, e da qual apenas um sairá vencedor. A exposição acolhida pelo BAG - Banco das Artes Galeria e realizada pelas quatro artistas do Atelier Contencioso, Ana Velez, Maria Sassetti, Joana Gomes e Xana Sousa, com curadoria de Jorge Catarino, parte da analogia entre Pintura, o ringue e o terreno de jogo.
O quadrado do ringue ou do tabuleiro define espaços puros: espaços dentro dos quais as contingências do quotidiano são suspensas, instaurando um novo conjunto de regras, apenas válidas no seu interior. No caso da Pintura moderna, a conclusão lógica do processo de purificação de todo o constrangimento externo estabeleceu no monocromo quadrado o seu limite disciplinar: o seu espaço puro. Battlle Royale joga-se nas franjas de todos estes espaços, estabelecendo limites comuns.
Xana Sousa analisa os campos de batalha do corpo, não só físico mas também mental, partindo do uso da palavra, nos seus graus de pensamento e estados de comunicação. Na língua guarani, nomeiam a garganta de ahy'o ou ñe'e raity que significa ninho das palavras-alma, pois elas emergem da necessidade particulares do corpo, num tempo próprio, que exigem serem lançadas para que não sufoquem. Estes combates internos onde muitas vezes nos encontramos são traduzidos através das peças propostas para esta exposição - objectos antigos, quadros de ardósia, tecidos, papéis plissados, que carregam em si história e que servem de suporte para novas intervenções pictóricas, promovendo novos diálogos com o espectador. Todas as obras demonstram a ritualidade de execução, pela repetição dos gestos, pela sobreposição de camadas, pela atenção a cada traço, pela silenciosa contemplação final.
― Curadoria Jorge Catarino, 2022
― Fotografia © Atelier Obscura e Pedro Moleiro