Xana Sousa . Artista Plástica

Papel Lembrado

Museu do Papel Terras de Santa Maria

A exposição Papel Lembrado desenvolve-se em redor do lado feminino e da memória das antigas fábricas de papel e é uma homenagem às mulheres quetrabalharam nestes moinhos de papel. Neste sentido as artistas Xana Sousa, Mar Serinyà Gou e Alba Casaramona exploram o conceito de memóriadesde três ângulos distintos.

Xana Sousa trabalha a memória manual usando técnicas tradicionais como o plissado aplicado ao papel, técnica que aprendeu com a sua avó e que representa em Onda Farpa Curva. Através da ação do corpo e de um processo rítmico, próximo da meditação, constrói uma obra que remete às partes ocultas da memória e das suas emoções. Em A Duas Mãos, o uso de grafite em contraste com o branco puro do papel de algodão, mostra precisamente aquilo que não se vê.

Alba Casaramona trabalha a memória do contexto histórico com um olhar artístico. (...) realiza um registro fotográfico e vivencial de pessoas, espaços e momentos vividos no moinho de papel e no seu entorno. Incorpora ainda uma seleção de canções da zona de Paços de Brandãocantadas por Mimosa e Lucília, duas ex-trabalhadoras do moinho.Mar Serinyà mistura simbologia, quotidiano, passado e presente atravésda memória atávica. (...= o fruto colhido da figueira do moinho depapel, transforma-se num símbolo de feminidade e fecundidade que seamplia com o conceito de alimento, sacralizando-o. Apesar de pouco comum, o figo é uma flor e os seus frutos encontram-se no interior, por isso a artista abre-os tornando-os visíveis e criando a série Universos, sobre papel manufaturado e seco ao sol.

Papel Lembrado celebra, por fim, o trabalho coletivo, a feminidade, as técnicas tradicionais e a memória das histórias quotidianas. A execução da obra coletiva, com o mesmo nome, foi realizada com a colaboração das funcionárias do Museu do Papel, Cristina Silva, Joana Silva, Ana Santiago, Laura Rola e da Diretora Sofia Faria, que desde o início acolheu e apoiou de forma extraordinária este projeto. Pedro Oliveira e Rogério Sá, colaboraram na elaboração do papel, segundo as técnicas tradicionais.

xanasousa.com
Museu do Papel Terras de Santa Maria - Casa do Expande
xanasousa.com
A Duas Mãos - Papel de algodão feito à mão e ArtGraf nº1 - 42,60 x 0,90 cm - 2023 - Com colaboração de Flor dos Santos Ventura, Alba Casaramona e Mar Serinyà
xanasousa.com
Papel Lembrado - Obra Coletiva - Papel de algodão feito à mão - 10 x 0,90 m - 2023 - Com colaboração das funcionárias do Museu
xanasousa.com
Avental - Música Tradicional Portuguesa Penteei o meu Cabelo por Alba Casaramona
xanasousa.com xanasousa.com xanasousa.com
Pele Seca I/II - Papel de algodão feito à mão - 2 x 0,90 m/cada -
xanasousa.com
Estudos I / II - Papel feito à mão e ArtGraf nº1 - 20 x 15 cm - 2023
xanasousa.com xanasousa.com
Residência Artística com Alba Casaramona e Mar Serinyà i Gou
Apoio:

Câmara Municipal Santa Maria da Feira
Museu do Papel Terras de Santa Maria
Funded by the European Union
Goethe Institut
Centro de Criação Imaginarius Fábrica de Lápis Viarco